Mensagem Maio de 2019 do Presidente de Rotary International

Barry Rassin

Presidente, 2018-19

As pessoas que mais me conhecem – os membros da minha família – sabem muito bem que a minha paixão pelo Rotary é ilimitada. Elas também sabem que eu não espero o seu envolvimento com o Rotary da mesma maneira que eu. A escolha é de cada um. Mas devo admitir, não posso deixar de sorrir quando os vejo fazendo a escolha certa.

No final da Convenção de Toronto, no ano passado, minha neta de 12 anos se virou para mim e disse: “Estou inspirada para fazer algo. O que posso fazer?”. Naturalmente, fiz o que qualquer avô rotário que se preze faria: perguntei se havia um Interact Club na sua escola. Quando ela descobriu que não havia, ela tentou criar um. Infelizmente, o director da escola tinha outras ideias. Porém, não devemos ser impedidos de ajudar os programas pro-juventude do Rotary sempre que pudermos, porque seu valor é inquestionável.

Pegue os Prémios de Liderança Juvenil do Rotary como um exemplo. Eles transformam jovens em indivíduos mais confiantes e focados, com uma melhor compreensão do mundo ao seu redor – mudanças que tive o prazer de presenciar em meu neto de 16 anos depois da sua participação.

Minha família é apenas o começo. Onde quer que eu vá, encontro pessoas de todas as idades cujas vidas foram mudadas pelos nossos programas para jovens. Eles dizem-me como, há cinco, 15 ou 25 anos, o Intercâmbio de Jovens do Rotary os ensinou uma nova língua ou os apresentou a uma nova cultura. Seus olhos se iluminam quando falam sobre como o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações os ajudou a avançar em suas carreiras, ou sobre como a associação ao Rotaract despertou sua paixão por retribuir à comunidade.

Os programas do Rotary para jovens líderes são uma extensão dos nossos ideais de serviço, amizade e desenvolvimento de liderança que ultrapassam as portas dos nossos clubes e atingem centenas de milhares de jovens todos os anos. E quando servimos junto com os jovens, e para os jovens, como patrocinadores, parceiros do projecto e mentores, isso traz o que há de melhor em nós e no Rotary.

Maio é o Mês dos Serviços à Juventude, e há muitas maneiras pelas quais seu Rotary Club pode celebrar. Patrocine um Interact Club ou um Rotaract Club, e seu Rotary Club oferecerá aos jovens locais as ferramentas necessárias para agirem, para se tornarem líderes e obterem uma perspectiva global. Faça parceria com o seu Rotaract Club num algum projecto humanitário. Conheça os participantes dos programas do Rotary para jovens líderes e compartilhe suas histórias. Você encontrará mais ideias no folheto de Menção do Rotary deste ano, localizado na Secção Prémios, no Espaço do Associado, no my.rotary.org.

Este mês, Seja a Inspiração para os jovens líderes, orientando-os, engajando-os e trabalhando lado a lado em projectos significativos. É um investimento no futuro deles e no mundo em que eles viverão. É um trabalho que enriquecerá para sempre as suas e as nossas vidas.