Mensagem do Presidente – Maio de 2019

Rotary dedica o mês de Maio à Juventude e às Novas Gerações. Falar neste tema é recordar a deliberação do COL de 2019 que numa das principais decisões foi a elevação do Rotaract. A emenda ampliou a definição de vínculo ao Rotary International, para incluir os Rotaract Clubs como um tipo de associação directa ao Rotary. O objectivo da proposta foi aumentar o apoio aos Rotaract Clubs por parte do RI, com o intuito de fortalecer suas acções e pleno crescimento.

Precisamos ser uma inspiração para estes jovens valorosos, para que continuem prestando seus excelentes serviços“, disse o presidente do RI, Barry Rassin, ao apresentar a medida. “Com a aprovação da proposta, passamos uma mensagem forte e clara de que eles são realmente nossos parceiros no servir.

Em muitos aspectos, a experiência oferecida pelo Rotaract não mudará. Os Rotary Clubs continuarão organizando e patrocinando Rotaract Clubs, e estes continuarão a ter seus próprios Estatutos e identidade. Os rotaractistas não serão chamados de rotários, e a cobrança de possíveis cotas per-capita de Rotaract Clubs será futuramente determinado pelo Conselho Director do RI. A medida simplesmente amplia a definição de vínculo ao Rotary International para incluir tanto Rotary quanto Rotaract Clubs. Em 51 anos de existência os Clubes de Rotaract são 10 904 com 250 792 elementos espalhados por 184 países.

Por outro lado falamos também do Interact que é o projecto mais antigo de Rotary organizados em 20 372 Clubes com 468 556 elementos espalhados por 159 países.

Igualmente falaremos dos projectos de liderança RYLA e das bolsas da Paz que são ministradas em seis universidades espalhadas pelo mundo cujas inscrições para o ano 2020-21 encontram-se abertas em My Rotary.

Sejamos a Inspiração para a Juventude e Novas Gerações.

Aceitem as minhas Saudações Rotárias,

Mário Augusto Rebelo, Presidente 2018-2019