Mensagem do Presidente – dezembro de 2018

Companheiras e Companheiros,

Rotary International recomenda dedicarmos, este mês, à “Prevenção e Tratamento de Doenças” aliás uma das áreas de enfoque do Rotary Foundation.

Devido a várias vicissitudes o Clube irá abordar este tema no próximo mês dado especialmente à impossibilidade do profissional de saúde que irá tratar deste assunto.

Rotary Foundation apoia políticas que apoiem a redução das causas e os efeitos das doenças tais como:

1 – Capacitação de profissionais de saúde a nível das Comunidades;

2 – Promoção de programas de prevenção que visem limitar a disseminação de doenças transmissíveis e a redução da incidência e complicações provocadas por doenças não transmissíveis;

3 – Melhoria das infraestruturas de saúde nas Comunidades;

4 – Informação e mobilização das Comunidades por forma à não disseminação de doenças;

5 – Prevenção de deficiências físicas resultantes de doenças e de ferimentos;

6 – Apoio a estudos ligados à prevenção e tratamento de doenças.

A estas áreas poderão os Clubes recorrer para se candidatarem a subsídios de Rotary Foundation melhorando a qualidade saúde das Comunidades onde estão inseridas.

Um Clube do nosso Distrito 1960 candidatou-se a um Subsídio Global para o item 6, bolsa de estudos para estudos avançados do Alzheimer e Parkinson, com apoio de instituições que se dedicam a estudos destas doenças de perturbações degenerativas.

Terminando gostava de endereçar a Todas as Companheiras e Todos os Companheiros votos de Festas Felizes e que o próximo de 2019 “Seja a Inspiração” para Todos nós.

Mário Augusto Rebelo, Presidente do Clube