Mensagem do Presidente – novembro de 2018

Prezadas Companheiras e Companheiros,

Após dois meses de interregno motivado pela transmissão de tarefas da anterior gestão do Clube para a actual recomeçamos a actualização da nossa página “web” agradecendo, desde já, a Todos os Companheiros que se disponibilizaram, para comigo, levar por diante estes oito meses finais do Ano Rotário 2018-2019.

O Rotary International recomenda que, no mês curso, nos dediquemos à Rotary Foundation pelo que a nossa mensagem a ela se referirá.

A Rotary Foundation transforma as contribuições em projectos que mudam a vida de pessoas em todo o mundo

Durante os últimos 100 anos, investiu US$3 bilhões em iniciativas sustentáveis e de grande impacto.

Com a ajuda de Todos os Rotários e Rotárias, podemos transformar a vida de pessoas das nossas comunidades e do mundo em geral.

Nossa missão

A Missão da Fundação Rotária é capacitar os Rotários para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio do apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Então porque doar à Fundação Rotária?

Porque poderá ajudar a fazer a diferença no mundo. A Rotary Foundation utiliza 90% das contribuições recebidas directamente em projectos.

Como a Fundação utiliza as doações?

As contribuições são usadas em iniciativas sustentáveis criadas pelos 35 000 clubes. Com as doações, desde 1988, consegui-se reduzir a incidência da Polio em 99,90% no mundo inteiro, treinar e formar promotores da Paz, aumentar o acesso à água potável e ajudar no desenvolvimento económico de diversas comunidades.

Dados de 2017 apontam para 22 casos de Polio sendo 14 no Afeganistão e 8 no Paquistão.

Que impacto pode causar uma doação?

A sua doação pode salvar uma vida. Bastam US$0,60 para que uma criança seja vacinada e fique protegida da paralisia infantil para sempre. E com a equiparação de 2:1 da Fundação Bill e Melinda Gates, a sua contribuição para a erradicação da Polio vale o triplo.

O Rotary é o principal parceiro na Iniciativa Global de Erradicação da Polio. Com a ajuda da Fundação Gates, OMS, Centro Norte-Americano de Controle de Prevenção de Doenças e Unicef, erradicamos a Polio, conforme já referimos, em 99,9% no mundo.

Pelo 11º ano consecutivo, a Fundação Rotária recebeu quatro estrelas da Charity Navigator, a classificação mais alta outorgada pela avaliadora independente de instituições beneficência dos Estados Unidos.

Fundação recebeu esta classificação por ter demonstrado solidez financeira, compromisso com a prestação de contas e transparência.

Nós sentimo-nos honrados em receber este reconhecimento”, disse o Chair da Rotary Foundation, Ron Burton. “Isso é um reflexo do trabalho árduo e a dedicação de inúmeros rotários em todo o mundo. Eles sabem que suas contribuições serão usadas para os propósitos a que foram destinados e realmente farão a diferença.

A avaliação da Charity Navigator leva também em conta o uso das doações, a execução de programas e a abertura e governança da organização.

Tenhamos neste Ano Rotário a Inspiração para ajudar, ainda mais, a nossa Rotary Foundation!

Mário Augusto Rebelo, Presidente do Clube